Taylor Swift anuncia lançamento de segundo álbum surpresa na pandemia

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
 

 

Imagem do clipe de 'Willow', divulgada pela cantoraImagem do clipe de 'Willow', divulgada pela cantoraFoto: Divulgação/Republic Records

A cantora Taylor Swift anunciou nesta quinta-feira (10) o lançamento de seu nono álbum de estúdio, chamado de 'Evermore'. A notícia chegou como uma surpresa aos fãs da cantora, que já haviam ganhado um álbum há menos de seis meses, 'Folklore'. O projeto foi lançado em 24 de julho e aclamado pela crítica, o que lhe rendeu diversas indicações ao Grammy Awards, incluindo a categoria 'Álbum do Ano'.

Assim como o disco anterior, o novo é composto por músicas desenvolvidas durante o isolamento social por Swift e outros parceiros, incluindo o cantor Bon Iver e a banda Haim, sucessos da música alternativa. Bon Iver já havia participado de 'Folklore', na canção 'Exile', indicada ao Grammy de Melhor Parceria.

Anúncio do álbum feito pela cantora, no TwitterAnúncio do álbum feito pela cantora, no TwitterFoto: Reprodução/Twitter

Em suas redes sociais, a artista disse: "Estou extasiada em lhes apresentar meu nono álbum de estúdio, produção irmã de 'Folklore', que sairá à meia-noite [2h da manhã, no horário de Brasília]. Se chama 'Evermore'".

Na mesma hora, também será lançado o clipe de 'Willow', primeira música a ser divulgada. "Para ser sincera, eu só não consegui parar de escrever músicas", disse Swift em sua página no Twitter. "Eu amei o escapismo que achei nessas histórias ficcionais e não ficcionais, e amei o jeito que vocês as receberam [em referência à recepção dos fãs de 'Folklore']. Então só continuei as compondo".

Contracapa EvermoreA contracapa de Evermore, que mostra a lista de músicasFoto: Divulgação/Republic Records

O lançamento destes álbuns é um movimento incomum na carreira de Taylor Swift, que costumava fazer grandes projetos e criar expectativas muito tempo antes do lançamento de seus discos, que possuem identidades diferentes entre si.

A própria cantora admitiu a mudança no pronunciamento: "Nunca fiz isso antes. No passado, sempre tratei os álbuns como eras singulares, e então começava a planejar a próxima depois do lançamento. Mas há algo diferente com 'Folklore'. Enquanto o fazia, parecia mais como um retorno do que uma partida".

A produção também conta com nomes importantes dos cenários alternativo e independente, como o parceiro de longa data de Swift, Jack Antonoff, Justin Vernon e WB.

O disco contará com 15 faixas, e mais duas extras.